Ninfoplastia

A Ninfoplastia – ou Labioplastia – é uma cirurgia íntima realizada em mulheres para a correção estética dos lábios vaginais, melhorando o aspecto e o tamanho da região e devolvendo a segurança e autoestima à paciente e, em alguns casos, auxiliando até mesmo na prevenção de infecções de repetição (Candidíase). Este procedimento é destinado às mulheres que sentem desconforto na região dos pequenos lábios apresentando hipertrofia, que podem incomodar ao vestirem roupas mais apertadas como calças, ou durante as relações sexuais.

Sobre o procedimento

Neste procedimento utiliza-se anestesia local com sedação para evitar que o paciente precise de internação, já que o procedimento é considerado simples e rápido a alta pode ser concedida no mesmo dia após algumas horas de observação e recuperação total da anestesia.

É importante que a cirurgia seja marcada logo após o período menstrual da paciente, o que evitará possível menstruação durante o período pós-cirúrgico que exige cuidados, já que a região é suscetível à proliferação de infecções. Além disso, é importante para a cicatrização evitar umidade na região.
TEMPO DE INTERVENÇÃO

1 hora

ANESTESIA

Local com sedação

HOSPITALIZAÇÃO

6 a 12 horas

RECUPERAÇÃO

2 a 3 semanas

EFEITOS

Imediatos

RESULTADOS

Duradouros

Ainda tem dúvidas?

Envie suas perguntas para o Dr. Gilberto Cardoso

Nome E-mail Telefone Observações

Custos Incluídos no tratamento

• Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Resultados Esperados e Riscos

Os resultados são visíveis após a cirurgia, geralmente são satisfatórios e a recuperação também é tranquila quando seguidas as orientações médicas. Os casos em que há complicações são raros, já que não há grande complexidade nesta cirurgia, os riscos envolvem má cicatrização, infecção e perda de sensibilidade na região operada.

A intervenção

O procedimento dura em média 30 minutos a 1 hora considerando todo o processo de sedação até retirada da pele excessiva e finalização do procedimento. A incisão é feita nos pequenos lábios com bisturi ou a laser onde é retirado todo o excesso de pele, logo depois é realizada a sutura (fechamento dos pontos). É uma técnica cirúrgica simples e não exige outros procedimentos.

Cuidados

O pós-operatório da ninfoplastia é, geralmente, tranquilo e envolve cuidados como:
  • Evitar exercícios físicos por pelo menos 21 dias;
  • Utilizar os medicamentos  prescritos pelo cirurgião de uso local e oral;
  • Evitar relações sexuais por, no mínimo, 1 mês;
  • Evitar banhos quentes e demorados. Os banhos devem ser feitos com ducha ou banho de assento de maneira muito delicada para não causar vermelhidão na região operada que é muito sensível;
  • Após urinar também realizar a limpeza da região com água e sabão neutro, para prevenir infecções;
  • Manter a região seca e limpa;
  • Utilizar roupas íntimas mais largas, preferencialmente de algodão, para diminuir a irritabilidade da região e facilitar a cicatrização;
  • Não é recomendado tomar banho de mar, rio ou piscinas durante o período de recuperação pelo risco de contrair infecções;
  • Em geral, as pacientes podem voltar ao trabalho em poucos dias após o procedimento, desde que suas atividades não demandem esforços excessivos.
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Perguntas frequentes

A cirurgia diminui apenas o tamanho ou pode corrigir outras imperfeições na região?
Sim. Este procedimento pode corrigir a flacidez e a perda de volume dos grandes lábios; assim como, melhorar o “Monte de Vênus” caso haja flacidez ou excesso de gordura.
Como é a cicatriz para este procedimento?
Depende da técnica utilizada pelo médico e da recuperação do organismo durante o pós-operatório. Em geral, a cicatriz é pouco perceptível, devido à localização e o tipo de pele da região.

Pode haver perda de sensibilidade na região?
Não é comum haver perda de sensibilidade nesta região, porém é recomendado suspender as relações sexuais até que haja cicatrização total do local operado.
Posso fazer a cirurgia no período menstrual?
Não. É ideal que o médico seja informado e a cirurgia seja marcada logo após a finalização do ciclo menstrual, para que haja tempo da região operada cicatrizar antes do próximo ciclo. A menstruação pode dificultar as medidas do pós-operatório, a umidade da região pode tornar a área operada suscetível a infecções.
VER TODAS AS DÚVIDAS